Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Sobre a natureza da Internet

17.10.20

matrix_ending.png

 

Olá, ************.

Ainda que, sim, a Internet esteja a ser muito usada com finalidades que causam dano ao próprio poder estabelecido,

A presente Liberdade de Expressão na mesma é meramente temporária. E, serve apenas para atrair as pessoas para o uso desta rede, tornando-as dependentes da mesma, com o objectivo constante de poder vigiar as interacções das mesmas.

E, com esta história das "leaks", dos grupos tipo "Anonymous" (que praticam vandalismo) e outras coisas mais que venham a surgir, será apenas uma questão de tempo até que os nossos governos comecem a passar leis que visam controlar e censurar esta rede.

(O coronel de contra-espionagem militar russo, Daniel Estulin, tem vindo a avisar que é esse o objectivo das acções destes vários grupos: https://www.youtube.com/watch?v=UAp3We7iKYc)

A Internet é um Estado Policial (virtual) que foi montado, sem que as pessoas se tenham apercebido, ou tido verdadeira consciência, disso.

Quem imaginaria, há poucas décadas, que um dia os governos iriam ser capazes de ler a nossa correspondência (e-mails), vigiar e estudar as nossas interacções (redes sociais), saber que notícias andamos a ler (cookies) e também que livros e outros bens é que andamos a comprar (Amazon, eBay) - e até saber em que estamos nós a pensar (motores de busca)?

Já para não falar da capacidade, que as pessoas desconhecem, que têm os nossos governos de entrar nos nossos computadores - https://www.heise.de/tp/features/How-NSA-access-was-built-into-Windows-3444341.html + https://www.computerworld.com/article/2521809/nsa-helped-with-windows-7-development.html - e que permite a tais governos conseguir até vigiar (e sabotar) a nossa "secretária virtual" (sabendo o que andamos nós a escrever e eliminando o de que não gostam - ver o seguinte vídeo, a partir dos 9m23s: https://www.dailymotion.com/video/x1hzp5u) e vigiar as nossas biblioteca, audioteca, videoteca virtuais etc.

(De suposta "privacidade" em telemóveis, então, nem se fala: https://www.gnu.org/proprietary/proprietary-back-doors.en.html)

Também, por alguma razão, já começaram os governos, por exemplo, a restringir o dinheiro físico - e a obrigar também (agora, com esta história do coronavírus) as pessoas a tratarem de tudo o que é papelada na Internet...

(Coincidência ou não, a mim que muitas denúncias faço nesta rede, estão constantemente a acontecer-me coisas estranhas, com serviços na Internet que sou temporariamente impedido de usar... E, quem faz denúncias mesmo sérias é repetidamente impedido de receber doações - apenas um exemplo: https://web.archive.org/web/20170625020339/http://theworldjudge.com/trying-to-shut-down-pedophiles-will-get-you-shut-down-paypal-against-craigrsawyer-w-v4cr/)

O Estado Policial do Futuro (e que já é bem Presente) vai ser electrónico. Sendo a Internet e outras redes uma maneira de controlar constantemente as pessoas. E, a rede 5G dos telemóveis, a "Internet of Things" e a tecnologia Bluetooth 5.x (que permite o acesso directo a periféricos) que já estão a ser implementadas, vão notoriamente aumentar estes vigilância e controlo.

Até numa das promoções da famosa "Web Summit" de Lisboa se pode ouvir falar de um "Brave New World" que está a ser construído: https://blackfernando.blogs.sapo.pt/o-admiravel-mundo-novo-caracterizado-150620

(Para compreender a referência, ver: https://blackfernando.blogs.sapo.pt/o-admiravel-mundo-novo-do-bloco-de-145644?thread=200428#t200428)

Quanto ao DuckDuckGo e ao ProtonMail,

Como digo implicitamente na correspondência anterior, ainda que estas empresas em si possam não rastrear ou tentem proteger os seus utilizadores, o Grande Irmão que vigia toda a Internet facilmente o pode fazer (inclusivamente, desencriptando com facilidade as comunicações encriptadas que são feitas, recorrendo a supercomputadores que existem, mas cuja existência é mantida discreta - tal como denuncia Wayne Madsen, que citei na anterior correspondência).

E, por isso, quanto a alternativas, que possam dar privacidade,

Simplesmente não as há, realmente - pois, a Internet em si é uma (muito avançada, para desconhecimento de quase todos) ferramenta de vigilância: https://blackfernando.blogs.sapo.pt/uma-muito-importante-e-interessante-127429

Resta a nós ter consciência disso - e evitar expor informação pessoal nesta rede ou tê-la em computadores ligados à mesma. E, enquanto pudermos, continuar a usá-la essencialmente como excelente meio de partilha de Informação Mesmo Muito Importante que ela é.

Se quisermos segurança absoluta, o melhor é mesmo usar papel e caneta. Pois, até as máquinas de escrever podem ser "hackadas": https://www.dailymotion.com/video/x11t64k

Autoria e outros dados (tags, etc)

colocado por Fernando Negro às 11:26


comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.