Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Libertem os animais do Zoo de Atenas

19.07.15

É o que eu tenho a dizer, relativamente à recente notícia de que os animais enjaulados no Jardim Zoológico de Atenas estão em risco de morrer à fome, em consequência da crise económica grega.
Os animais lá presos não cometeram nenhum crime contra seres humanos. E, ter animais enjaulados para o entretenimento e regozijo de pessoas devia ser - tal como é o caso de outras práticas que são já punidas - um crime.
A única situação em que se justifica aprisionar um animal selvagem inteligente, que não esteja a invadir território humano, é para fins de preservação da espécie, ou subespécie, em causa - em que tal situação constitua um último recurso, ou perto disso.
Pois, para além de muito stressante, cruel e nefasto (tal como poderão constatar, se virem o vídeo abaixo colocado), ter animais inteligentes enjaulados para exposição a seres humanos, pequenos e graúdos - que, muitas vezes, os primeiros receiam ou com os quais estes antagonizam - é também imensamente antipedagógico, na maneira em que "educa" as crianças, que visitam tais sítios, a não terem respeito por outras formas de vida animal senciente - e, por extensão, qualquer outra forma de vida. (E, como alguém que já contactou de perto com mamíferos que passaram a sua vida em zoológicos - e já pôde ver as claras e grandes consequências negativas na saúde mental e física de tais animais - posso-vos garantir que os mesmos sofrem - e não é pouco...)
Por isso, pessoas que dizem tanto gostar deles, juntem antes dinheiro para o transporte de tais animais para os seus devidos habitats, se é resolver este problema o que querem.

Autoria e outros dados (tags, etc)

colocado por Fernando Negro às 06:52