Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



"Acabou-se a papa doce..."

14.04.17

when-economic-collapse.jpg

[Uma última(?) carta electrónica que enviei a quem me é próximo, a avisar do iminente, inevitável e horrível Colapso Económico (agora, propriamente dito) que se aproxima...]

 

Assunto: (Muito importante) Actual sistema económico não irá durar mais do que 1 ano

É a última informação que tenho daquela que é uma das melhores fontes que conheço e que mais tem acertado nas previsões que tem feito:

https://www.youtube.com/watch?v=ZjVT26Sm-EY#t=17m50s

O que tem acontecido desde o início de 2016 - com, por exemplo, milhares de pessoas a serem despedidas pelos famosos bancos suíços (incluindo também este ano: http://www.zerohedge.com/news/2017-02-14/credit-suisse-announces-another-6500-layoffs-after-reporting-2016-loss) - têm sido apenas as "fissuras" que muitas vezes surgem num edifício previamente à derrocada do mesmo.

Não há dinheiro que chegue para salvar (ou "recapitalizar") todos os bancos. E, numa economia onde os recursos energéticos e de vária ordem já começaram a escassear (https://www.amazon.com/Peak-Everything-Waking-Century-Declines/dp/0865716455), o facto de que a mesma irá entrar em Colapso é tão certo como é certo que um carro irá parar por falta de gasolina, depois de entrar no chamado "depósito de emergência" e não haver possibilidade de reabastecimento.

Não sendo a Economia uma ciência exacta, a previsão poderá falhar por alguns meses(?)... Mas, digamos que, o que diz o melhor painel de medição que tenho disponível é que já só há "gasolina" para mais um ano.

Preparem-se como puderem, pois irá ser muito mau.

E, se têm alguma coisa de importante a comprar numa empresa que não tenha uma posição dominante no mercado, talvez seja melhor fazerem-no até ao final do ano (ou estarem precavidos para o fazer de imediato, caso tal empresa entre em falência):

http://www.businessinsider.com/the-american-retail-apocalypse-in-photos-2017-3/

Autoria e outros dados (tags, etc)

colocado por Fernando Negro às 09:05


2 comentários

Sem imagem de perfil

De JMS a 16.05.2017 às 04:05

O colapso económico é inevitável, pois o sistema financeiro necessita de crescimento permanente (para se poder pagar dívidas e juros), e o crescimento depende de energia barata. Só que num planeta finito a energia barata (combustíveis fósseis) tende a tornar-se mais cara de extrair com o passar do tempo, e portanto o crescimento infinito que a economia exige é fisicamente impossível.
E se o colapso económico é inevitável, o colapso demográfico é também inevitável, pois sem petróleo e gás natural será impossível alimentar 7,5 mil milhões de pessoas.
As elites sabem disso, e não me admiraria nada que tivessem planos para reduzir a população mundial para metade ou um terço, seja através de pandemias ou duma guerra nuclear.

Não creio é que valha a pena alertar as pessoas para o colapso iminente, porque a mensagem é demasiado negra para ser aceite.
Eu diria que 99% das pessoas é mentalmente incapaz de encarar verdades desassossegantes, sejam essas verdades de natureza política (corrupção do sistema político, terrorismo "islâmico", etc.), ou económica.
Eu passei anos a alertar as pessoas para a fraude do terrorismo, para o absurdo da versão oficial do 11/9, para as psy-ops no Iraque, na Líbia, na Síria, em Londres e Nice e Paris, etc., e ando há anos a falar da necessidade de nos prepararmos para o colapso da civilização industrial (se é que é possível prepararmo-nos para isso), e o feed-back é ZERO. Quando a mensagem é demasiado negativa, o cérebro congela e a pessoa torna-se incapaz de perceber coisas tão evidentes como 2+2=4.

As minhas referências políticas são Michel Chussodovsky, o grande Michael Ruppert, Webster Tarpley, Gianfranco Sanguinetti, Dmitri Orlov, David Ray Griffin, etc.
As minhas referências económicas/financeiras/sistémicas/ecológicas são R. Heinberg, George Mobus, William Catton, Antonio Turiel, Jay Hanson e, sobretudo, Gail Tverberg.
Ao contrário de ti, acredito que o aquecimento global é um facto (independentemente de ser antropogénico ou não), que os oceanos estão a aquecer e a acidificar, que o ritmo de extinção de espécies é alarmante, e que a nossa espécie se comporta como um cancro que destrói o organismo no qual se instala (no caso, o planeta Terra). Mas o aquecimento global não me preocupa, porque antes de os seus efeitos se fazerem sentir em força (lá para meados do século provavelmente) já a esmagadora maioria dos humanos terá sido eliminada pelo colapso económico, político e social.
De qualquer modo, seja em relação ao colapso económico ou ao colapso climático, não há nada que possamos fazer. É demasiado tarde para travar este comboio, mesmo que as pessoas quisessem (e não querem, porque estão geneticamente programadas e culturalmente condicionadas para ambicionarem sempre mais e mais, e para recusarem qualquer verdade desconfortável).
Portanto, a única coisa que posso recomendar é carpe diem.
Cumprimentos.

Imagem de perfil

De Fernando Negro a 16.09.2018 às 07:00

(Para quem descubra esta colocação já depois de ter passado o referido ano...)

O que se passa, é que este Colapso já teve, de facto, início - mas, está a ocorrer de modo faseado, ou gradual:

@EstulinDaniel - 11 Apr 2018 (https://twitter.com/i/web/status/984053725621698565)

"Bubbles are bursting as we speak. Thus, war. The bigger, the better.
"1) The Tertiary Bubbles burst (has already happened).
"2) The Secondary Bubbles burst (coming later this year likely during the summer).
"3) The Primary Bubbles burst (late 2018/ early 2019).
"Then, tits up"

comentar colocação