Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]



A incrível *Negação da Ciência* que querem uns fazer neste país

07.09.18

Inquisição.jpg

Que pena tenho eu, às vezes, de não saber desenhar e fazer caricaturas políticas...
Para esta situação, acho que o que desenharia seria o Salazar a erguer os dois braços da sua campa, com uma flor numa mão e uma bandeira da Quercus na outra.
É incrível (e esperemos que também contraproducente, em termos de opinião pública) a atitude do quase-poder estabelecido científico (ou melhor, pseudocientífico) deste país perante quem quer praticar Ciência, ao não aceitar nada como verdade absoluta.
"Em ciência, nada é absoluto." - já dizia, repetidamente e bem, a minha professora de Química do 12º ano. Pois, toda a gente que tem um mínimo de formação científica sabe que a Ciência é feita de voltas e reviravoltas - em que, décadas depois, se vem a descobrir que, o que era até então tido como uma verdade fundamental, afinal não era bem verdade. (E têm aqui um potencial exemplo.)
Aliás, isto não se aplica sequer apenas à Ciência, em particular - mas, também ocorre noutros campos do Conhecimento que, como qualquer tipo de conhecimento humano, estão em constante evolução. E, quase certamente que isto deve também já constituir uma pequena parte do que será o "senso comum" moderno - incluindo até entre quem não lê, mas vê muitos filmes de Hollywood.
E, não sei em que estado de estupidificação é que estará agora o ensino da Ciência, em particular. Mas, se ainda não tiver este piorado tanto como o de outros campos... O que os "cientistas" que assinaram a seguinte (ridícula) "carta aberta" fizeram, foi dar um tiro nos seus próprios pés...

 

Universidade do Porto deve escrutinar os eventos que organiza e promover o conhecimento baseado em Ciência

 

(Podem ver nos vários comentários a <esta> notícia o que tive eu mais a dizer sobre tudo isto.)

Autoria e outros dados (tags, etc)

colocado por Fernando Negro às 19:52


2 comentários

Sem imagem de perfil

De Basto a 12.09.2018 às 00:38

Eliminam-se os dogmas católicos e criam-se novos dogmas...
Imagem de perfil

De Fernando Negro a 15.09.2018 às 02:25

É como diz, Basto...

O que estão estes pseudocientistas (que escreveram esta carta) a fazer, é o que de *anticientífico* era aos cientistas feito há poucos séculos pela Igreja.

E, o que tudo isto me faz lembrar, é de quando o Galileu Galilei foi levado ao Tribunal da Santa Inquisição por se atrever a dizer que era a Terra é que girava em torno do Sol (https://en.wikipedia.org/wiki/Galileo_affair).

Tudo isto é imensamente ridículo. Voltam os verdadeiros cientistas a ser os "hereges" dos tempos modernos, que são mandados calar pelo poder estabelecido.

comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.